quinta-feira, 29 de outubro de 2009

atividade 3.10

ESCOLA MUNICIPAL ANIBAL PEREIRA JUNIOR
ASSENTAMENTO GATO PRETO
PROFESSORAS: FANNY MENNY FERREIRA REZENDE

Disciplinas: Língua Portuguesa / Informática

Data:01/10/ 2009. Duração: 02 aulas

Série: 7º Ano Turma: “A” Turno: Matutino

Planejamento do Aula

TEMA DA AULA: FAZENDO QUADRINHOS PELA INTERNET.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
*Diferenciar o gênero literário das revistas em quadrinhos de outros gêneros*Caracterizar e descrever este gênero (das revistas em quadrinhos)*Elaborar uma tirinha de revista em quadrinho pela internet*Utilizar ferramentas do site que são comuns à outros softwares, tais como: arrastar,
selecionar, trazer uma imagem para frente ou para trás, fazer flip na figura, alterar tamanho da figura, baixar imagem de um arquivo, digitar texto.
*publicar sua tirinha em um blog.

CONTEÚDO:
*diferenciar e definir o gênero literário da revista em quadrinhos.*utilização da internet como meio de divulgação e de comunicação.

MATERIAIS UTILIZADOS

Revista em quadrinhos (GIBIS)

Jornal

Folheto

Livro

Internet

Computador

METODOLOGIA:
1- Pedir aos alunos que tragam de suas casa gibis.2- O professor leva para a classe um livro, um jornal, um folheto. Pede que os alunos levantem as características que os gibis apresentam em comum e no que difere dos demais gêneros.3- A professora pede à alguns alunos que leiam em voz alta uma pequena história de um dos gibis. Assim, é fácil caracterizar a linguagem utilizada nos gibis. 4- A professor pede então que os alunos elaborem individualmente uma tirinha de gibi. Estas tirinhas pode conter: o balão, personagens, plano de fundo, onomatopéias. Deve ter no máximo 3 painéis (quadrinhos).5- Uma vez elaborada a tirinha, na sala de informática os alunos são apresentados para o site www.toondoo.com6- cada aluno deve se registrar.7- a professora mostra como utilizar as ferramentas, para que então o aluno crie sua tirinha (que já foi planejada na sala de aula).8- Se a classe tiver um blog, podem publicar as tirinhas.

AVALIAÇÃO

O trabalho será avaliado continuamente, procurando prevalecer os aspectos qualitativos, também com objetivo de identificar os sucessos e as dificuldades dos alunos , afim de serem desenvolvidas ações que venham colaborar cada vez mais com o aprimoramento da leitura e da informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário